27 de agosto de 2013

Se eu não tivesse escutado sobre as Orquídeas

Outra canção by Leo Fressato on Grooveshark

Se a minha mãe não gostasse de orquídeas, eu nunca descobriria que existem plantas que florescem difícil. Eu não saberia, por exemplo, que alguns tipos de orquídeas demoram de dois a quatro anos para ter a primeira flor, mesmo cuidando da maneira certa e as deixando livres de ataque de larvas ou bichos. Eu nunca quis uma orquídea, porque eu sou daqueles seres humanos de natureza quase imediata. Se eu cuido, rego e adubo: eu quero uma flor.

Mas o problema é que a minha mãe gosta de Orquídeas, e sempre gostou. E eu aprendi a admirar desde pequena quem, pacientemente, espera por um florescimento difícil. Isso porque eu achava complicado ter tanto empenho por algo que vai demorar para nascer. Não sabia nem que, em algumas fases da vida, a gente vai adubar muita coisa mesmo com a possibilidade de algo nunca florescer. 

Se a minha mãe não gostasse de orquídeas, eu não teria descoberto cedo que tenho dificuldades em mexer com a terra, que eu nunca sei o quanto expôr ao sol e que eu esqueço mesmo de regar a planta todos os dias. Eu desistiria e largaria mão, optaria por uma outra muda, uma roseira ou um pé de amora, quem sabe? 

Mas o problema é que a minha mãe gosta de Orquídeas e me disse há muito tempo atrás que algumas plantas florescem difícil. Me ensinou que nem todo mundo nasceu para ser orquidófilo, e que era para eu ter um profundo respeito por todos os donos de Orquídeas Floridas que não são compradas prontas. E também por todas as que, depois de dois ou quatro anos, seguem o percurso da natureza e se permitem sair para o mundo.

Eu nunca quis uma orquídea, porque eu sou daqueles seres humanos de natureza quase imediata. Se eu cuido, rego e adubo.. eu quero encontrar uma flor na minha janela. Roseiras, Girassóis e Zinnias germinam rapidamente e são mais fáceis de cuidar. Pés de goiaba, amora, pitanga e laranja nos dão segurança pelo ciclo de que tudo o que a gente planta e cuida, certamente vai nos dar frutos na próxima estação.

Mas o problema é que eu encontrei uma Orquídea no meu caminho. E ela é tão linda que eu aceitei cuidar dela sabendo que talvez ela não floresça na próxima primavera. Eu aprendi a sentir gosto pelo simples mexer na terra e adubar o necessário. Tem me alimentado até olhar na janela e ver que ela ainda está por ali fazendo as suas próprias coisinhas, com a sua meia-luz de sol necessária do dia. Pelos motivos de sua própria natureza, eu aprendi a entender (e até esperar) pacientemente o seu florescimento difícil, mesmo sem saber muito sobre o seu percurso de se permitir sair para o mundo.

Eu nunca quis uma orquídea, mas não tive escolha e nem opção de voltar atrás quando a encontrei pelo caminho. Aconteceu. É muito loucura decidir ficar e cuidar de uma planta dessa espécie, eu sei. Talvez seja até um pouco desapontador não desistir de um dia ver a flor nascer. Mas tudo bem, nem todo mundo nasceu para ter uma.

Ah mãe, se você não tivesse me contado sobre as Orquídeas... eu jamais iria compreender os corações desse tipo.

Letícia Cardoso

Um comentário:

Daíse Lima disse...

Ei, moça, mas que lugar mais gostoso de ficar!!! Adorei conhecer!!!
Abraços!